segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Doutrinas e Costumes!

Diferença entre costumes e doutrina:
Doutrina: é divina, geral, fonte imutável, edifica, salva, santifica, fortalece, regenera, disciplina que corrige. 

Costume: é humano, é local, é temporário, condena, destrói, corrompe, enfraquece, ilude, acomoda, confunde. É como versículo isolado, texto fora de contexto vira pretexto, exemplo: religião escraviza e evangelho liberta

Doutrina de Deus: o ensino referente às escrituras sagradas, tudo que está revelado na Bíblia como ensinamento para crentes e não crentes (atos 13, 12 / Lucas 4, 32)

Doutrina do homem: é aquela idealizada, formada pelos homens são os costumes. Em geral se apóiam em um versículo isolado. O bater palmas como o comer é costume, habito, pratica de comportamentos e procedimentos. O costume por melhor que seja é um hábito, uma rotina, um uso, pratica do homem e prejudica o bom andamento da obra de Deus. Logo, doutrina significa ensinar, instruir, apostolar, pregar, ou seja, transmitir o conhecimento e formar (discipular) alunos.

O que é doutrina a luz da Bíblia
Doutrina é: 
método (maneira, orientação, processo, regra), 
disciplina (ordem, educação, ensino, instrução), 
regra, 
norma, 
sistema, 
ciência, 
conhecimento, 
instrução, 
erudição (competência, ilustração, sabedoria). 

O Deus Bíblico não pode ser representado por escultura ou pinturas. Ele está muito além daquilo que o homem pode imaginar, e portanto, tentar representá-lo de qualquer forma seria um desrespeito a sua natureza. Quando entregou seus mandamentos a Moisés no Monte Sinai, o Senhor proibiu terminantemente o povo de Deus possuir qualquer outro Deus bem como criar qualquer imagem DELE (Êxodo 20, 3-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário