domingo, 27 de outubro de 2013

O Fruto do Espírito Santo!

 Gálatas 5, 22-23
 O fruto do Espírito é um só! É como uma única mexerica que possui 9 gomos: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. A seguir, estes gomos serão descritos:

1. Amor – É o amor divino para com a humanidade afastada dos caminhos de Deus. (Jo 3,16) É um amor imutável e espontâneo, que nos leva a amar até os próprios inimigos. (Mt 5,46-48)

2. Alegria – é o amor exultante. É uma alegria constante na vida do crente, decorrente de seu bem-estar com Deus. Este amor se manifesta inclusive nas tribulações, lutas e batalhas. (2 Co 7,4; Atos 13,52)

3. Paz – A paz é o amor em repouso. É uma tranqüilidade íntima e perfeita, independente das circunstâncias. Podemos desfrutar da paz em três sentidos: Paz com Deus (Rm 5,1; Cl 3,15); paz com o próximo (Rm 12,18; Hb 12,14) e a paz interior. A paz que guarda nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo Jesus. (Fp 4,7) Os ímpios não têm paz! (Is 48,22)

4. Longanimidade – É o amor que suporta a falta de cortesia e amabilidade por parte dos outros. (Ef 4,2; 2 Co 6,4) É a paciência de forma contínua.

5. Benignidade – É uma forma de amor compassivo e misericordioso. É a virtude que nos dá condições de sermos gentis para com os outros, expressando ternura compaixão e brandura. (Atos 16.24-34)

6. Bondade – É a aplicação, é doar seu tempo para fazer o bem ao próximo. É a prática do bem, o amor em ação. É ser uma bênção para os outros. (Rm 15.14) e alcança o favor de Deus (Pv 12.2).

7. Fé – Não é apenas crer e confiar. É também ser fiel e honesto, pois Deus é fiel. (1 Co 1,9) Através desta virtude o crente se mantém fiel ao Senhor em quaisquer circunstâncias.

8. Mansidão ou Paciência – Salmos 23. É a virtude que nos torna pacíficos, com serenidade e brandura diante de situações irritantes, perturbadora e desagradáveis. Antes éramos agressivos e nos irritávamos com qualquer coisa que nos contrariava. Jesus falou para aprendermos a mansidão com ELE, pois ELE se conservou manso diante de seu traidor. (1 Pe 2,21-23), e curou a orelha do servo do sumo sacerdote que fazia parte dos que tinham ido prendê-lo. (Lc 22,51) É o amor submisso a Deus.

9. Temperança ou Domínio Próprio – Deus respeita o nosso livre arbítrio e por isso não nos domina, mas nos guia na verdade. Além da orientação do Espírito Santo contamos com o domínio próprio que atua como um freio contra as paixões da carne as quais vão contra os propósitos de Deus para nossa vida. É o domínio próprio que nos aperfeiçoa em santidade, por isso precisamos cultivá-lo (1 Co 6,12; 9,25) É o amor disciplinar de Deus. O domínio próprio envolve todas as áreas de nossa vida: os pensamentos, as palavras e nos atos.

Todos nossos pecados são desequilibro dos nossos instintos!
2 Coríntios 3, 18
Esse é o verso que prova tudo isso que estamos conversando.  
Atos 7, 55-56
Estevão era cheio do Espírito Santo!
Como você suporta tudo o que você passa sem o Espírito Santo? Isso é impossível!
Apocalipse 22, 17
O Espírito Santo está lapidando cada um de nós aqui na Terra! ELE está nos preparando para vivermos com Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário